CategoriasE-mailMarketingTutoriais

Como enviar Newsletters baratas com Amazon SES

O envio de newsletters para listas de e-mails grandes, com mais de 5000 subscritores, pode tornar-se dispendioso, dependendo do sistema que está a ser utilizado. No Mailchimp, por exemplo, para 10000 utilizadores, o valor mensal ronda os 75$ e para 20000 ultrapassa os 150$. É claro que o Mailchimp proporciona uma série de serviços adicionais que podem valer o custo. Mas se o objetivo é apenas enviar Newsetters e ter algum automatismo simples, então dá uma vista de olhos no Sendy com Amazon SES.

O Amazon SES é um dos melhores serviços de envio de emails em massa, com um preço de 0,0001€ por e-mail enviado, ou seja, cada 1€ permite enviar 10000 emails!

O Sendy (sendy.co) é um software de gestão e envio de newsletters que integra facilmente com o Amazon SES e custa apenas 59$ (uma vez).

Neste tutorial, vamos explicar como configurar a ferramenta Sendy com o serviço de envio de emails da Amazon (Amazon SES).

Como configurar o Amazon SES ?

Acede a https://aws.amazon.com e cria uma conta.

Na AWS Management Console, procura por SES Simple E-mail Service.

AWS Management Console - Simple Email Service
AWS Management Console – Simple Email Service

Adiciona o domínio pretendido e clica para gerar as definições DKIM

Faz a validação do domínio e insere os DKIM Records na gestão de DNS do teu alojamento.

Faz a validação do endereço de e-mail que vai ser usado para o envio das newsletters. Vais receber um e-mail da Amazon, com um link de confirmação.

Verificar endereço de email no Amazon SES
Verificar endereço de email no Amazon SES

Acede à área de gestão das credenciais de segurança do AWS da Amazon, para criares uma chave de acesso para o Sendy. Esta chave vai dar permissões ao Sendy de usar a tua conta SES.

Como configurar o Sendy?

Para começar, é preciso comprar uma licença do Sendy. O valor é 59$ e é pago apenas uma vez. O Sendy oferece atualizações gratuitas da versão comprada. Quando é lançada uma nova versão, é possível atualizar por apenas 29$.

Depois de fazeres o download, é necessário instalar no servidor.

Nas configurações, vais encontrar o local para inserir as credenciais da Amazon SES.

Credenciais Amazon SES no Sendy
Credenciais Amazon SES no Sendy

E para criar templates no Sendy?

Este é provavelmente o ponto menos positivo do Sendy: O editor de newsletters é muito básico. É preciso entender muito de html para poder criar e-mails com bom aspeto. Mas existem 1 software que pode ajudar:

BeeFree

O BeeFree é uma ferramenta de criação de newsletters, que possui um plugin para importar os designs diretamente para o Sendy. O BeeFree tem uma versão gratuita, no entanto recomendo a versão paga, para poderes gravar os designs e reutilizá-los.

Website: https://beefree.io

Plugin para o Sendy: https://github.com/userexec/Sendy-BEE-free-Uploader

Créditos

Imagem criada por creativeart

Publicado por José Cardoso

Ao longo dos últimos 15 anos, tive a oportunidade de usar a tecnologia para alavancar os negócios, nas empresas com as quais tenho colaborado. A compreensão dos negócios é fundamental para uma boa aplicação das tecnologias disponíveis. Acredito que no equilíbrio entre estes 2 pontos é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *