CategoriasWebWordpress

Statamic ou WordPress – Quais as diferenças?

No mundo dos CMS (sistemas de gestão de conteúdo), têm surgido novas alternativas. Num mercado dominado pelo WordPress (+60% quota de mercado), surgem agora outros cms, como é o caso do Statamic.

Statamic é um CMS criado em 2012, desenvolvido com Laravel, umas das principais Frameworks PHP.

Statamic é a junção de 2 palavras: Static + Dynamic. É um sistema estático e dinámico ao mesmo tempo, pela forma inteligente como armazena a informação sem recurso a base de dados.

Atualmente, o Statamic vai na versão 2 e está já a desenvolver a versão 3. Em 8 anos de existência, este CMS amadureceu muito e é, hoje em dia, uma das principais escolhas na criação de Websites que requerem máxima performance e segurança.

Este sistema destaca-se por 4 motivos:

Não usa base de dados

O Statamic grava tudo em ficheiros. O acesso à informação é muito mais rápido que os sistemas com base de dados, tornando o website mais rápido.

Tudo é gerido com controlo de versões

Todas as alterações, inclusive de conteúdo, ficam registadas no controlo de versões, o que facilita muito a vida do programador, especialmente em websites de grande dimensão.

Menor necessidade de plugins

Através dos content types, custom fields, front-end forms e addons, é possível fazer quase tudo o que normalmente é necessário, e assim personalizar todo o website e painel de controlo à nossa medida.

Template engine

A linguagem de templates do Statamic (Antlers) oferece tudo aquilo que precisamos para criar espetaculares templates.

Statamic ou WordPress, qual escolher?

Na minha vida profissional faço projetos em ambos os CMS. A escolha depende muito da nível de qualidade que o cliente pretende, o budget e as reais necessidades para o seu negócio.

Os principais pontos de comparação são os seguintes:

Facilidade de utilização

Ambos os CMS possuem um backoffice de gestão, que permite criar, editar ou eliminar páginas, artigos do blog ou outras informações do Website. No Statamic, é possível criar um backoffice mais “limpo”, apenas com as funcionalidades necessárias para quem o for utilizar.

No WordPress, existe uma imensidão de opções, que para utilizadores menos experientes, pode tornar-se complicado de utilizar no início.

Performance

O facto de não necessitar de base de dados (apesar de ser possível configurar uma), faz do Statamic um sistema muito mais rápido que o WordPress. A rapidez influencia positivamente a experiência de utilização e, ao nível de SEO, é mais bem visto pelos motores de busca.

Segurança

O WordPress é um sistema relativamente seguro. O problema é que é quase sempre necessário instalar plugins para conseguirmos ter todas as funcionalidades de que necessitamos. Muitos destes plugins têm falhas de segurança, que depois são exploradas por hackers.

No caso do Statamic, também por ser um sistema mais recente, providencia uma maior segurança, tornando muito pouco susceptíveis a ataques.

Multilingua

O Statamic vem com suporte multilíngua no seu core, ao passo que no WordPress é necessário um plugin extra, para além de um template compatível. A implementação e manutenção de websites em várias línguas é mais simples em Statamic.

Suporte

Por ser um produto comercial, O Statamic oferece suporte técnico. O WordPress, sendo um produto gratuito, não tem canais diretos de suporte. No entanto, dado que a comunidade à volta deste CMS é gigante, normalmente é possível encontrar solução para os problemas através de rápidas pesquisas no Google.

Extensão

Hoje em dia, com os plugins existentes, é possível transformar o WordPress numa loja online, num forum, num diretório, entre muitas outras possibilidades. Atualmente, as extensões para Statamic não estão tão avançadas.

Preço

O WordPress é gratuito. Basta ter um domínio e servidor e cria um site em WordPress em poucos minutos. Existem milhares de temas gráficos também gratuitos, para estilizar o site.

O Statamic custa 199$ por website. É o preço a pagar pela performance superior e suporte técnico.

Quando devo usar Statamic

Em resumo, estas são as razões principais para optar pelo Statatmic:

  • Para implementar uma estratégia de SEO. A velocidade de carregamento do website é um fator muito importante hoje em dia, para indexar nos lugares de cima do Google.
  • Para conceber projetos que requerem elevada segurança contra ataques. Há áreas de negócio que são mais susceptíveis a ataques.
  • Para criar Websites únicos, com total controlo sobre o aspeto gráfico
  • Para projetos fáceis ao nível da manutenção, para os programadores.

Quando devo usar WordPress

Deves optar pelo WordPress:

  • Se o orçamento é nulo ou limitado
  • Se não tiveres conhecimentos de programação e quiseres criar um site
  • Quando o número de visitantes diário é pequeno.
  • Se o objetivo for criar um site com loja online simples.

Publicado por José Cardoso

Ao longo dos últimos 15 anos, tive a oportunidade de usar a tecnologia para alavancar os negócios, nas empresas com as quais tenho colaborado. A compreensão dos negócios é fundamental para uma boa aplicação das tecnologias disponíveis. Acredito que no equilíbrio entre estes 2 pontos é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *